Adbox

A arte de não ter diploma... E tá tudo bem!

 

Baseado no post da Rê (Mulher vitrola) eu vim aqui hoje falar de um assunto que me assombra e com certeza assombra várias pessoas também: o diploma.

Hoje, em todo lugar se fala em diplomas, certificados, faculdade, cursos técnicos, profissionalizantes e blablabla...

Eu sinceramente gostaria de morar na Noruega quando vejo pessoas e empresas que ditam que pra você atuar em certa área você precisa ser graduado em alguma coisa e provar isso com papéis assinados.

tumblr_ode8ostknu1tqozu6o1_500

Eu não tenho diploma e tá tudo bem, não me martirizo por isso e nem quero me enlouquecer por não ter condições de pagar 800pilas numa mensalidade de faculdade ou mesmo 600pilas em um curso técnico.
Eu sou uma pessoa super autodidata e tudo que sei (e sei fazer muito bem obrigada) eu aprendi na internet, em pesquisas na madrugada, e por horas a fio coloquei o que eu sei em prática.

 

O único curso que entrei pra fazer eu entrei como intuito de apenas pegar o diploma pra conseguir provar pra algumas empresas que eu sei fazer aquilo. Mas não finalizei o curso, não compareci na formatura, então meu diploma esta impedido há uns 3 anos e eu não me importo com isso, porque eu já sabia fazer toda a matéria da grade antes mesmo de entrar pro curso e continuo sabendo, só que com o conhecimento muito mais apurado.

 

Mas se você é bom em desenhos, em computador, em mão de obra pesada, em colorir, pra que provar isso com um certificado? Prove isto com seu trabalho, um portfólio e mostre pra "socyedady" que você é bom no que faz e que também merece uma chance no "world".

Acho que deveriam dar mais valor ao conhecimento do que a um pedaço de papel. Mas não sou God né genthy!

tumblr_inline_mwlj6ac8w51r3zat8

Não falo de engenheiros, contadores, médicos, etc... Porque esses exigem um alto conhecimento fodástico com cadastros em creas, crcs, crms enfim, órgãos pra fiscalizar o que fazem, senão, o que seriam da gente não é mesmo?

 

 
Mas nós, designers, programadores, desenhistas, redatores, e até blogueiros, pensadores, recicladores, organizadores...

Nós, que temos Money escasso, e que de alguma forma sabemos fazer algo bem feito e que merecemos uma chance no mercado como qualquer outra pessoa.

Nós merecemos e teremos nossa vez, podem acreditar! Com esforço, amor e dedicação continuaremos a fazer o que mais gostamos sem ter que ficar 4 anos sentados.

 

 

Ah! Eu sou bom com pessoas, sei lidar, gerenciar e sou um líder nato, porque exigem de mim um diploma de administrador? Se eu vou apenas ser gerente de uma loja? Eu sei fazer o serviço poxa. ?

 

Mas tá, blz! Bola pra frente! Não vou chorar por isso, mas um dia serei tão grande quanto os meus sonhos.
A arte de não ter diploma... E tá tudo bem! A arte de não ter diploma... E tá tudo bem! Reviewed by Dani Aquino on 04:21 Rating: 5

19 comentários:

  1. Concordo com você. Existem muitas áreas onde o diploma não tem muita importância, mas em outras, ele é fundamental, como a área da saúde por exemplo!!
    :)
    Beijinhos Fê
    www.bloglovers.com.br

    ResponderExcluir
  2. Isso é verdade tem cargos e cargos alguns realmente não importância um diploma pois o que fale e a experiencia.

    ResponderExcluir
  3. É tantas cobranças que nos fazem né.. não precisamos ter um diploma para provar algo..

    www.iathilamarques.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olha em algumas áreas eu realmente acho que o diploma é super desnecessário. Em design por exemplo, o seu portfólio conta muito mais. Mas infelizmente algumas empresas ainda não pensam assim...
    Eu fiz faculdade e amei, faria outra novamente com certeza! Mas realmente a questão financeira ta dificil... :(

    ResponderExcluir
  5. CONHEÇO MUITA GENTE QUE TEM DIPLOMA CARÍSSIMO... E QUE GANHA MUITO MENOS QUE EU QUE TAMBÉM NÃO TENHO DIPLOMA DE FACULDADE... AMEI O SEU POST.
    BJS

    http://christine-blogdosligados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Verdade, diploma não faz salário. O que faz é o conhecimento.

    ResponderExcluir
  7. É mais por essa questão mesmo, empresas pagam por diploma. Foda!

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você. Em algumas áreas realmente o diploma é necessário. Mas em outros casos tem gente que faz faculdade e quando sai para o mercado de trabalho ganha menos ou a mesma coisa que outros sem formação.
    Eu e meu marido não temos formação acadêmica e mesmo assim conseguimos ter sucesso nos negócios.
    Minha opinião é que se a pessoa opta por fazer uma faculdade deve entrar já com um plano do que vai fazer quando sair de lá, porque senão é dinheiro jogado fora e será mais um na multidão.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Também acho que diploma não diz quem você é, dependendo a área é claro, porque afinal se você entra numa empresa e te ensinam tu vai fazer, porque se tenho de aprender numa escola porque não posso aprender direto? Era assim anos atrás, tu entrava numa empresa e te ensinavam o trabalho e deu tu era profissional naquela área, hoje só é se tiver um papel que comprove isso ...
    Sinceramente tem tanta coisa errada, e essa é uma delas!
    Amei esse post, bate com o que penso!

    Bjos
    Minda ❤ ?

    ResponderExcluir
  10. Como vc mesma falou, em muitas areas não e necessario o diploma. Muita gente corre atras de atualizações na internet, estuda por conta propria e faz trbalhos fantasticos. Outras area, infelizmente, sao muito especificas e precisam de uma faculdade para aprender. Nao conseguimos aprender a ser medico na rotina do hospital, ne?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Super concordo com você Dani, meu marido não tem diplomas mas manda super bem no que faz.
    Gostei muito do post.
    Bjão

    ResponderExcluir
  12. Em algumas áreas o diploma realmente se faz desnecessário, contudo em outras, como na minha área que é a de saúde, jamais poderia atuar sem um.
    Estudar é sempre muito bom sempre, seja na facul ou através de livros e internet!
    Siga em frente!

    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Poisé Jeane, é disso que falo sabe. Mas espero um dia que isso se reverta.

    ResponderExcluir
  14. Dependendo da área o diploma não faz muita diferença mesmo.
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  15. Concordo com você em tudo que escreveu..
    Quero muito cursar Nutrição mas no momento não tenho condições...
    É muito chato isso...
    Bjs amei seu post

    ResponderExcluir
  16. Esse ano eu queria muito entrar em uma universidade e quando vi as disciplinas do curso que havia escolhido eu desisti.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Amei seu post, eu também não tenho e faço muito bem meu trabalho com edição de vídeos, aprendi tudo sozinha na net...

    ResponderExcluir
  18. Poxa, concordo plenamente. Eu mesma aprendi muito com a internet, já fiz alguns cursos, mas em meu trabalho o que fazia aprendi a maioria das coisas on line. Tem empresas que visam diplomas mas as vezes a experiência vale mais.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.