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Quatro exercícios de pilates que você pode fazer em casa

O Pilates é uma atividade física muito antiga que une corpo e mente através de  exercícios que envolvem respiração.



"Tudo ocorre de maneira sincronizada, por isso é necessária muita atenção para a correta execução dos movimentos", comenta Douglas Paiva, educador físico e fundador da Pure Pilates.

O pilates fortalece a musculatura, as articulações e estimula o correto alinhamento da postura e diferentemente do que muita gente pensa, há uma série de exercícios que podem ser realizados em casa. Confira a seguir alguns exercícios separados pela Pure Pilates para treinar no conforto e tranquilidade do seu lar




  • Abdominal

Para realização desse exercício basta apenas um colchonete e muita disposição. É necessário deixar o corpo estendido, com pernas retas e os braços acima da cabeça. No momento da inspiração eleve lentamente mãos, braços, ombros, cabeça e tronco até conseguir se levantar. O movimento também pode ser realizado com os joelhos dobrados, facilitando assim sua execução.

Quatro séries entre 8 e 12 repetições está de bom tamanho. O abdominal fortalece abdômen, glúteos e costas

  • Elevação de quadril

Assim como a exemplo do abdominal, para realizar este exercício basta apenas possuir um colchonete. Para a realização da elevação de quadril deve-se deitar com os joelhos flexionados e manter os pés, braços, ombros e costas apoiados no chão. Na inspiração suba lentamente o cóccix, a coluna lombar e coluna vertebral, mantendo os ombros e a parte de cima das costas como apoio e levante uma das pernas em direção ao teto.

Quatro séries de até 10 repetições é o suficiente para garantir o fortalecimento da musculatura do glúteo, do abdômen, da coluna lombar, do posterior da coxa e também da musculatura paravertebral.

  • Flexão de braço

A flexão de braço é um dos exercícios mais conhecidos que existe. Para sua realização basta ficar na posição de cachorrinho, tirando os pés do chão e os cruzando e com os braços abertos em um ângulo de 90º. Após isso, basta fechar os braços, trazendo-os mais próximo possível do seu corpo e descer com o peito em direção ao chão.

Quatro séries entre 10 e 15 repetições são suficientes para um ótimo fortalecimento dos músculos peitorais e tríceps.

  • Elevação de perna lateral

Para a realização desse exercício, deve-se deitar de lado, sobre o braço que deve permanecer estendido. Em seguida, o abdômen deve ser contraído, assim como os glúteos e a pelve também. Mantenha então as pernas bem estendidas uma em cima da outra. No momento de inspiração eleve a perna de cima em direção ao teto e abaixe.

Assim como nos exercícios anteriores, quatro séries entre 10 e 15 repetições para cada perna são suficientes para fortalecimento dos músculos da coxa.



É importante salientar que, com um professor ausente, deve-se redobrar a atenção com relação a postura no momento de execução dos exercícios. Exercícios de pilates feitos de qualquer maneira podem trazer uma série de malefícios à sua saúde, portanto, muita atenção e força para realização dos movimentos de maneira correta.
Quatro exercícios de pilates que você pode fazer em casa Quatro exercícios de pilates que você pode fazer em casa Reviewed by Dani Aquino on 03:10 Rating: 5

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