Economia doméstica, como fazer? - Que Chic

Post Top Ad

Economia doméstica, como fazer?

Ninguém pensa que dentro de casa também é necessário realizar uma gestão financeira, até porque, todo mundo tem em si, que dentro de casa está tudo sob controle.

Mas não é bem assim.

Em todas as áreas da nossa vida é necessário ter um planejamento eficiente e acima de tudo, controle sobre esse planejamento.

E se pensarmos bem, há várias áreas em que se dá pra economizar uma grana boa, dentre elas: contas de água, energia, supermercado, compras de utensílios domésticos, por aí vai...



E foi pensando nisso, que resolvi trazer algumas dicas de economia doméstica:


  • Sempre tire os aparelhos da tomada após o uso

Sabe aquela pequena luz que continua acesa quando os aparelhos são desligados? Saiba que, para elas continuarem ali, mais energia é consumida. Por isso, sempre que já tiver terminado de usar algum aparelho, desligue-o da tomada.

  • Monte planilhas

Essa atitude simples pode mudar muito a maneira que você gasta seu dinheiro. Dessa maneira, você controla o que entra e o que sai, além de documentar tudo e poder fazer um comparativo entre os meses, ajudando no planejamento do próximo.

  • Sempre procure vídeos de DIY

Precisa comprar um sofá novo, mas não tem nenhum com um preço que caiba no seu orçamento? Que tal economizar bastante e fazer o seu próprio? A internet é cheia de vídeos de “Do It Yourself” (faça você mesmo) ensinando a fazer quase tudo. Na maioria das vezes, esses produtos saem mais baratos se feitos por você mesmo, além de terem a sua cara.

  • Reutilize ao máximo

Outra maneira inteligente de economizar é reutilizar o máximo de coisas possível. Guardar todas as sacolas de plástico do supermercado e usá-las como saco de lixo é uma ideia muito boa. Assim, você economiza na compra de sacos, já que você os tem de graça e pode reutilizá-los.

  • Evite fazer compras com fome

Quando estamos com fome, tudo parece mais apetitoso. Isso pode acabar fazendo você levar produtos que não queria ou precisava de verdade. Por isso, antes de ir ao supermercado, tenha certeza que você está bem alimentado!

  • Cultive uma horta em casa

Esse tipo de prática, além de muito saudável, também ajuda bastante na economia. Mesmo  que em um espaço reduzido, plantar vegetais em casa diminui a lista dos produtos que precisam ser comprados.

  • Reutilize a água da cozinha

Alguns alimentos gastam muita água para serem cozinhados. Porém, essa água também não precisa ser desperdiçada. Ela pode ser guardada para utilização posterior na preparação de molhos e temperos.

  • Verifique se há algum cano vazando

Qualquer pequeno vazamento pode pesar na conta de água, principalmente porque essa água foi desperdiçada sem ter uso nenhum, e até que se conserte o encanamento, o vazamento permanecerá.

  • Regue as plantas à noite

É muito comum que o sol forte evapore a água rapidamente, fazendo com que o gasto seja maior. Por isso, que tal regar as plantas da casa durante a noite?

  • Evite as dívidas

Pode parecer um pouco difícil às vezes; porém, as dívidas são algo que dificultam muito o trabalho de poupar dinheiro. Antes de qualquer outro passo, este deve ser tomado. Primeiro quite suas dívidas, para só então destinar o dinheiro para outros gastos.

  • Deixe o carro na garagem nos dias de semana

Durante a semana, vá de ônibus para o trabalho e outros locais que você precisar. Isso faz você deixar o carro em casa para usar apenas eventualmente, além de ajudar a diminuir a poluição nas cidades e melhorar o trânsito.

  • Busque uma renda extra

Em tempos de crise, pode ser bastante complicado conquistar uma vaga de emprego e se manter nela. Caso essa busca esteja difícil para você, procure formas de renda alternativas para complementar seu orçamento dar conta de todas as despesas.


Essas dicas foram feitas pela Vic Engenharia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad