10 alimentos ricos em proteínas - Que Chic

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10 alimentos ricos em proteínas


A proteína compõe os blocos de construção de órgãos, músculos, pele e hormônios. 
Seu corpo precisa de proteínas para manter e reparar os tecidos. 
As crianças precisam disso para crescer.

Estudos mostram que comer proteína também pode ajudá-lo a perder peso e gordura da barriga, aumentando a massa muscular e a força.

Uma dieta rica em proteínas também pode ajudar a baixar a pressão arterial, combater o diabetes e muito mais.

A ingestão diária de referência (IDR) para proteínas é de 46 gramas para mulheres e 56 gramas para homens.

No entanto, muitos especialistas em saúde acreditam que você precisa de mais do que isso para funcionar da melhor maneira.

Aqui está uma lista de 20 alimentos deliciosos que são ricos em proteínas.


1. Ovos

Os ovos estão entre os alimentos mais saudáveis ​​e nutritivos.



Eles são uma excelente fonte de vitaminas, minerais, gorduras saudáveis, antioxidantes que protegem os olhos e nutrientes cerebrais que você precisa.

Ovos inteiros são ricos em proteínas, mas as claras são proteínas quase puras.

Ovo e alimentos que contenham ovo não são adequados para pessoas com alergia a ovo.

Teor de proteínas: 33% de calorias em um ovo inteiro. Um ovo grande tem 6 gramas de proteína e 78 calorias.

2. Amêndoas

Amêndoas são um tipo popular de nozes.

Eles são ricos em nutrientes essenciais, incluindo fibras, vitamina E e magnésio.

Amêndoas não são adequadas para pessoas com alergia a nozes.

Teor de proteínas: 15% de calorias. 6 gramas e 164 calorias por grama (28 gramas).


3. Peito de Frango

O peito de frango é um dos alimentos que também são considerados um dos mais ricos em proteínas e principalmente mais populares.

Se você comer sem a pele, a maioria de suas calorias vem de proteínas.

Peito de frango também é muito fácil de cozinhar e versátil.

Teor de proteínas: 75% de calorias. Um peito de frango assado sem pele contém 53 gramas e apenas 284 calorias.

4. Aveia

A aveia está entre os grãos mais saudáveis ​​disponíveis.

Eles fornecem fibras saudáveis, magnésio, manganês, tiamina (vitamina B1) e vários outros nutrientes.

Teor de proteínas: 14% de calorias. Uma xícara de aveia tem 11 gramas e 307 calorias.


5. Queijo Cottage

O queijo cottage é um tipo de queijo com pouca gordura e calorias.

É rico em cálcio, fósforo, selênio, vitamina B12, riboflavina (vitamina B2) e vários outros nutrientes.

Teor de proteínas: 69% de calorias. Uma xícara (226 gramas) de queijo cottage com pouca gordura e 1% de gordura contém 28 gramas de proteína e 163 calorias.

Outros tipos de queijo que são ricos em proteínas
Queijo parmesão (38% de calorias), queijo suíço (30%), mussarela (29%) e queijo cheddar (26%).


6. Iogurte grego

O iogurte grego, também chamado de iogurte coado, é um tipo muito grosso de iogurte.

Combina bem com pratos doces e salgados. Tem uma textura cremosa e é rica em muitos nutrientes.

Teor de proteínas: 69% de calorias. Um contêiner de 170 gramas possui 17 gramas de proteína e apenas 100 calorias.

Ao comprar iogurte grego, opte por um sem adição de açúcar. O iogurte grego gordo também é rico em proteínas, mas contém mais calorias.

Opções semelhantes
Iogurte gordo regular (24% de calorias) e kefir (40%).

7. Leite

O leite contém um pouco de quase todos os nutrientes que seu corpo precisa.

É uma boa fonte de proteína de alta qualidade e rica em cálcio, fósforo e riboflavina (vitamina B2).

Se você está preocupado com a ingestão de gordura, existem leites com gordura e com pouca gordura também.

Para aqueles com intolerância à lactose, consumir leite pode levar a sintomas gastrointestinais. As pessoas com alergia ao leite também podem apresentar sintomas graves, de modo que o leite também não é uma opção adequada. Mas que também, existem leites sem lactose no mercado.

Para aqueles que desejam beber leite, mas não o toleram ou seguem uma dieta puramente à base de plantas, as alternativas incluem o leite de soja.

Teor de proteínas: 21% de calorias. Um copo de leite integral contém 8 gramas de proteína e 149 calorias (10Trusted Source). Uma xícara de leite de soja contém 6,3 gramas de proteína e 105 calorias.

8. Brócolis

O brócolis é um vegetal saudável que fornece vitamina C, vitamina K, fibra e potássio.

Ele também fornece nutrientes bioativos que podem ajudar a proteger contra o câncer.



Teor de proteínas: 33% de calorias. Uma xícara (96 gramas) de brócolis picado possui 3 gramas de proteína e apenas 31 calorias.

9. Carne magra

A carne magra é rica em proteínas, bem como ferro altamente bioativo, vitamina B12 e grandes quantidades de outros nutrientes vitais.

Teor de proteínas: 53% de calorias. Uma porção de 85 gramas de bife do lombo magro contém 25 gramas de proteína e 186 calorias.

A carne é adequada para pessoas com uma dieta baixa em carboidratos.

10. Atum

O atum é um tipo popular de peixe. Você pode comer quente em uma variedade de pratos assados ​​ou frio em saladas.

Tem baixo teor de gordura e calorias, mas é uma rica fonte de proteína.

Como outros peixes, o atum é uma boa fonte de vários nutrientes e contém gorduras ômega-3.

Teor de proteínas: 84% de calorias do atum enlatado em água. Uma lata (142 gramas) contém 27 gramas de proteína e apenas 128 calorias.




A proteína é essencial para manter e reparar o tecido corporal. Também pode ajudar a perder peso.
Uma grande variedade de alimentos fornece proteínas. Alimentos à base de plantas, como lentilhas, são uma boa opção para veganos e vegetarianos.

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